domingo, 1 de setembro de 2019

Entrevista - Cortes na Educação com Sarah Diva


PERGUNTAS:

1. Quais são suas atribuições na Universidade do Estado do Ceará?
Planejar e acompanhar as políticas de afastamento para pós-graduação. Atua na área de ensino na graduação e pós-graduação, além de coordenar projetos de pesquisa e extensão.

2. Como você avalia os cortes orçamentários na educação, autorizados pelo Governo Federal?
Os cortes, infelizmente,  ignoram o impacto social que a ação da Universidade provoca. Por exemplo, uma bolsa de 300,00 que é cortada representa a supressão do bem-estar do estudante carente (alimentação e deslocamento) e da sua família. Multiplique-se isso por milhares de estudantes sem essa bolsa e você terá aproximadamente milhares de famílias afetadas. O valor quantitativo e geral apresentado dos cortes não dá a ver os problemas em larga escala que serão gerados. Não se visualizam as pessoas atrás dos números, pois as cifras são impessoais. No entanto, na Educação as pessoas contam, elas não são uma conta

3. Quais os impactos desse contingenciamento no ensino e na pesquisa no ensino superior? E de forma mais específica, quais os impactos na Uece?
Os cortes chegaram  inicialmente nas verbas de custeio. O que significa isso? A cada ano, a verba diminui, mas permanece a necessidade da gastos gerais e mínimos. Isso gera uma aritmética improvável. Outro exemplo: quando houve a diminuição da verba de bolsa dos alunos, a UECE optou por diminuir o valor da bolsa de cada um para que todos pudessem permanecer recebendo. O que já não era muito, virou menos ainda. Mas essa foi a única forma de não excluir uma parte considerável de discentes dos benefícios da bolsa.

4. Como a Universidade do Ceará tem se posicionado com essas decisões de corte?
A Universidade publicou, em sua página, uma mensagem da Administração Superior posicionando-se contra os cortes e defendendo, ao contrário, o fortalecimento das políticas educacionais e de investimento.

5. Que tipos de alunos e programas serão atingidos por essa redução de custeio? De que forma?
As bolsas, em si, já são direcionadas para os alunos mais carentes e, além disso, a UECE é uma universidade que recebe muito aluno da rede pública, ou seja, já se caracteriza como entidade de função social. Tudo fica prejudicado, limpeza, manutenção de laboratórios, desenvolvimento de pesquisas etc. O pior, no entanto, é a desmotivação que isso gera, afinal são anos de estudo para um aluno ingressar na Universidade e se deparar com uma situação dessa natureza.

6. Algum projeto de pesquisa, programa ou serviço será descontinuado? Qual(is)?
Ainda não se sabe com certeza como se dará especificamente o desdobramento nos projetos, pois a ação do governo teve ampla e destacada reação negativa da sociedade. Mas os fundos de projetos como PEC, PET, PIBID e PIBIC podem sofrer grandes perdas.Ou seja, no planejamento estratégico da Universidade, não se poderá contar com a inclusão de novas pesquisas sem a certeza de financiamento.

7. Se ao invés de cortes, pudesse haver investimento, qual a maior demanda da educação de nível superior?
A demanda é na formação dos licenciados, futuros professores,  na inovação tecnológica e de saúde bem como nas ciências ambientais, setores essenciais ao desenvolvimento do país.

8. Se você pudesse mandar um recado direto para o Ministro da Educação, qual seria?
Vá estudar!

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