1. Quais
são suas atribuições na Universidade do Estado do Ceará?
Planejar e acompanhar as políticas de afastamento
para pós-graduação. Atua na área de ensino na graduação e pós-graduação, além
de coordenar projetos de pesquisa e extensão.
2. Como
você avalia os cortes orçamentários na educação, autorizados pelo Governo
Federal?
Os
cortes, infelizmente, ignoram o impacto social que a ação da Universidade
provoca. Por exemplo, uma bolsa de 300,00 que é cortada representa a supressão
do bem-estar do estudante carente (alimentação e deslocamento) e da sua família.
Multiplique-se isso por milhares de estudantes sem essa bolsa e você terá
aproximadamente milhares de famílias afetadas. O valor quantitativo e geral
apresentado dos cortes não dá a ver os problemas em larga escala que serão
gerados. Não se visualizam as pessoas atrás dos números, pois as cifras são
impessoais. No entanto, na Educação as pessoas contam, elas não são uma conta
3. Quais
os impactos desse contingenciamento no ensino e na pesquisa no ensino superior?
E de forma mais específica, quais os impactos na Uece?
Os
cortes chegaram inicialmente nas verbas de custeio. O que significa isso?
A cada ano, a verba diminui, mas permanece a necessidade da gastos gerais e
mínimos. Isso gera uma aritmética improvável. Outro exemplo: quando houve a
diminuição da verba de bolsa dos alunos, a UECE optou por diminuir o valor da
bolsa de cada um para que todos pudessem permanecer recebendo. O que já não era
muito, virou menos ainda. Mas essa foi a única forma de não excluir uma parte
considerável de discentes dos benefícios da bolsa.
4. Como a
Universidade do Ceará tem se posicionado com essas decisões de corte?
A
Universidade publicou, em sua página, uma mensagem da Administração Superior
posicionando-se contra os cortes e defendendo, ao contrário, o fortalecimento
das políticas educacionais e de investimento.
5. Que
tipos de alunos e programas serão atingidos por essa redução de custeio? De que
forma?
As
bolsas, em si, já são direcionadas para os alunos mais carentes e, além disso,
a UECE é uma universidade que recebe muito aluno da rede pública, ou seja, já
se caracteriza como entidade de função social. Tudo fica prejudicado, limpeza,
manutenção de laboratórios, desenvolvimento de pesquisas etc. O pior, no
entanto, é a desmotivação que isso gera, afinal são anos de estudo para um
aluno ingressar na Universidade e se deparar com uma situação dessa natureza.
6. Algum
projeto de pesquisa, programa ou serviço será descontinuado? Qual(is)?
Ainda
não se sabe com certeza como se dará especificamente o desdobramento nos
projetos, pois a ação do governo teve ampla e destacada reação negativa da
sociedade. Mas os fundos de projetos como PEC, PET, PIBID e PIBIC podem sofrer
grandes perdas.Ou seja, no planejamento estratégico da Universidade, não se
poderá contar com a inclusão de novas pesquisas sem a certeza de financiamento.
7. Se ao
invés de cortes, pudesse haver investimento, qual a maior demanda da educação
de nível superior?
A
demanda é na formação dos licenciados, futuros professores, na inovação
tecnológica e de saúde bem como nas ciências ambientais, setores essenciais ao
desenvolvimento do país.
8. Se
você pudesse mandar um recado direto para o Ministro da Educação, qual seria?
Vá
estudar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário