sábado, 11 de fevereiro de 2023

Fale menos e escute mais



Texto: Jamille Ipiranga

Ilustração: Marcilene Damasceno

Você já teve a sensação de conversar com alguém e que o diálogo se transforma num monólogo?

Você ouve, mas na hora de falar a outra pessoa não consegue te escutar. Você até que tenta, mas a ausência de respiração alheia te impede.

Às vezes, dá vontade de dizer: "respire", ou "silencie" para que você possa processar o que está sendo falado e tornar-se uma conversa.

Tem horas que eu penso que é um pouco de carência. Quem sabe está se sentindo só e não tenha com quem conversar.

Outras vezes, penso que é egoísmo, pois a pessoa está tão voltada para si e para suas questões que não consegue ouvir, ver ou sentir o outro.

E por fim, analiso que pode ser resultado dessa vida frenética, onde não dá tempo de pensar, refletir ou silenciar, e o que resta é falar. 

Sem mencionar que além de aprender a ouvir, também podemos aprender outros talentos e habilidades que provavelmente não tenhamos. Aprender um modo diferenciado de ver e de viver a vida, mas para isso precisamos silenciar.

Por isso, sejamos mais humildes e fiquemos atentos para o que está ao nosso redor e principalmente quem está ao nosso redor. A conexão com o ser humano passa pela comunicação, que é uma vida de mão dupla, assim como pela empatia. Falemos, mas ouçamos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário