quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Bom dia seu porteiro


Texto: Jamille Ipiranga 
Ilustração: Marcilene Damasceno 

Entramos e saímos das nossas casas, apartamentos, trabalhos, cursos. Nesse ir e vir, há trabalhadores fundamentais para nossas rotinas. Dentre eles, estão os porteiros, os faxineiros e os copeiros. Cometemos a infelicidade, não pouco comum, de sequer cumprimentá-los.

Às vezes, nem os enxergamos. Eles abrem e fecham portas e portões, zelam pelos espaços comuns, servem onde estão, mas nossa cegueira humana nos faz ignorar a importância do que fazem ou mesmo a sua própria existência.

Esses funcionários estão voltados para o cuidado com os outros, com as entregas e encomendas. Limpam os espaços comuns, servem café, água, além de sorrisos e gentilezas, muitas vezes sem serem notados. Quanta dignidade em seu labor!

Transmitem informações sobre o regulamento do prédio, do que é permitido ou não, têm a sabedoria de comunicar o imprescindível ou omitir o desnecessário. O repasse de informes é mal interpretado por alguns. Não se percebe que estão apenas cumprindo suas obrigações.

Não menos importante, alertam os pais sobre a babá grosseira, o cuidado com os furtos na rua ou o presságio de que vai chover. "Melhor não sair ou então levar o guarda-chuva". Ao abrirem e fecharem portas, exercem grande responsabilidade.

Algum dia paramos para pensar como vivem, se moram perto ou longe, se trouxeram almoço ou jantar? Por vezes, nem sabemos seus nomes. Parar um pouco nas portarias, assuntar sobre sua família e trabalho com o cuidado de não os atrapalhar, já seria um excelente começo.

Podemos mudar essa realidade através de um cumprimento discreto ou caloroso, um agradecimento sincero ou a gentileza de um pedaço de bolo para um finzinho de tarde. No mínimo, esses profissionais se sentirão valorizados e servirão com mais amor e dedicação.

Boa dia seu porteiro. O senhor já tomou café?

#paratodosverem: ilustração de porteiro de camisa e gravata azuis, com uma caneta no bolso. Ele está segurando uma pequena cesta com suco, pão, fruta, uma flor e uma mensagem com "Bom dia porteiro". Ele esboça um semblante feliz.

12 comentários:

  1. Excelente e reflexivo texto, nos faz acreditar que nos seres humanos por vezes somos incapazes de enxergar Cristo no outro.
    Sugiro postar nos prédios.

    ResponderExcluir
  2. Estarmos conscientes dessa "invisibilidade" do outro já é um primeiro passo.
    Agradeço bastante contribuição. 🌹

    ResponderExcluir
  3. Excelente palavras que edificam a minha pessoa que trabalho na função de porteiro muita gratidão pelo reconhecimento são poucas que tem essa consciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termos consciência da importância do trabalho desempenhado é ter consciência de vida. Obrigada pela mensagem.

      Excluir
  4. Que lindo texto! Muito convidativo ao exercício diário da gratidão por gestos aparentemente simples, mas de grande profundeza. Que saibamos sempre cumprimentá-los com educação, tornando visível a gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom quando somos vistos, lembrados, reconhecidos. E faz tão bem ver, lembrar e reconhecer. Uma bela mão de via dupla.
      Obrigada pela contribuição.

      Excluir
  5. Lindo lindo... vc como sempre retratando realidades muito importantes! Sua sensibilidade me cativa💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ótica de mundo em muito se assemelha. Obrigada pela mensagem, amiga.

      Excluir
  6. Obg.
    Toda dedicação e esforço é graças a vocês a quem devo a minha grande amizade pois para min é um honra fazer parte dessa grandiosa família.

    ResponderExcluir